ligado em voce

sábado, 23 de junho de 2012

Direito: Ofensa será retirada de rede social em 24h




A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que mensagens ofensivas publicadas em redes sociais, como Orkut e Facebook, devem ser retiradas do ar em até 24 horas após a denúncia por parte de algum internauta.
Segundo o tribunal, a retirada é preventiva e deve ser feita até a análise sobre a veracidade da denúncia. Se não retirar a mensagem, o provedor pode “responder solidariamente com o autor direto do dano, em virtude da omissão praticada”.
 A decisão afirma que o provedor poderá ainda adotar “as providências legais cabíveis contra os que abusarem da prerrogativa de denunciar”.
 A decisão foi tomada na última terça-feira (19), dentro de recurso em ação movida por internauta do Rio de Janeiro que afirmou que o Orkut, mantido pelo Google Brasil, levou dois meses para retirar do ar um perfil falso “que vinha denegrindo” a imagem da internauta. A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Google pagasse uma indenização de R$ 20 mil por danos morais, que foi posteriormente reduzida para R$ 10 mil na segunda instância.
 O Google recorreu, mas o STJ manteve o valor e estipulou o prazo de 24 horas para retirada de mensagens. Em nota, a empresa afirmou que falta regramento no país para questões relacionadas à internet.

Nenhum comentário:

Fala Povão